O ítalo-inglês Felice Beato (1832-1909) e o austríaco Barão Raimund von Stillfried (1839-1911) introduziram a fotografia no Japão do século XIX e seus maravilhosos retratos de samurais foram a base técnica e estética sobre a qual o aplicado discípulo Kusakabe Kimbei (1841-1934) edificou sua arte, superando seus mestres.
Fotos de Felice Beato:
Fotos do Barão Raimund von Stillfried:
Fotos de Kusakabe Kimbei:
Nas imagens de Kimbei, de uma beleza estonteante, o instantâneo é fabricado com arte, a chuva é feita de fios, a paisagem pintada em cartão, cenas cotidianas são recriadas numa delicada estilização da vida real.
As cores esmaltadas acrescentam um efeito de estranhamento ainda maior ao exotismo das vestimentas e dos corpos, que parecem menores que os nossos – as pessoas eram mesmo menores antes da massificação dos esportes -, de modo que as figuras que temos diante de nós mais parecem de brinquedo.
Esses seres de fantasia só ganharão alguma realidade nos filmes de samurai de um Akira Kurosawa, que são na verdade as fantasias da realidade plasmada nos tableaux-vivants oníricos desse Japão imperial que Kimbei sintetizou em suas “fotopinturas”.